Criar um Site Grátis Fantástico

Aleijadinho

Aleijadinho

                              O Aleijadinho

                  

 

Escultor e Arquiteto nasceu em Bom Sucesso, Vila Rica (Ouro Preto), Minas Gerais, (Berço de certas épocas literarias brasileiras como a arcadista), em 29/08/1730 e morreu em 18/11/1814.

Era filho natural de um afamado arquiteto português, chamado: Manuel Francisco Lisboa, e de uma pobre de uma pobre escrava africana chamada: Isabel. Foi liberto pelo pai por ocasião do batismo. Ainda jovem, o "Aleijadinho" deveter acompanhado o pai a Ribeirão do Carmo, e de lá deve ter-se extasiado diante das vastas dimensôes da catedral, admirando o seu retábulo ornado de flores, os autores dourados, os anjos, os castiçais e os magníficos paramentos. E por certo decidiu qual seria a sua profissão. Seguiria os passos de seu pai, seu primeiro mestre. No ano de1777, percebeu os sintomas de uma grave enfermidade, que talvez fosse lepra ( que era muito comum na época e não havia nenhum tratamento, muitas das pessoas desta época morriam de lepra). Pouco a pouco foi ficando impossibilitado de trabalhar, pois suas mãos se paralisaram e seus dedos se atrofiaram, mas adoença não conseguiu desanimá-lo. Ajudado por um escravo que lhe adaptava aos braços os instrumentos de trabalho , prosseguiu o seu caminho de criador / funador da arte. Todas as suas obras apresentam inspirações religiosas. Não representam o estilo barroco português. Revelam certa influência gótica e bizantina, além de características próprias. Não tinha grande cultura, era doente, mesmo assim, criou uma obra artística que até hoje é discutida.

Suas estátuas dos "Doze Profetas", no átrio da Igreja de Congonhas ( cidade de Congonhas interior da região metropolitana de Minas Gerais), tornaram-se bastante conhecidas, representando hoje um motivo de atração. Seus trabalhos são encontrados em Ouro Preto, Congonhas, Sabará e outras cidades mineiras.

 

obra: "os doze profetas" - Aleijadinho

 

Observando os traços, as expressôes das esculturas de "Aleijadinho", é impossível evitar-se o sentimento de emoção e respeito que elas nos despertam.

Seu nome era: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido popularmente por "Aleijadinho" devido a sua doença, um dos maiores se não maior artista escultor que o Brasil já teve!.